quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A árvore de natal e seus significados

Estamos a alguns dias do natal, e com isso muitas pessoas já estão preparando suas casas, com as decorações natalinas. E a árvore de natal é um dos elementos que não pode faltar. Guirlandas nas portas ou janelas principais, pisca-pisca nos telhados, bolas coloridas e tudo que remeta a esta data, tudo pode ser usado, para que sua casa fique da maneira que mais gosta.

Nesta época do ano, milhares de pessoas em todo o mundo estão montando, ou já montaram a sua árvore de natal para enfeitar e decorar a casa. Já que este é um dos símbolos mais fortes e tradicionais para quem quer entrar no clima de 25 de dezembro, e receber os amigos e convidados para mais um momento de grande união e confraternização.

Curiosidades e entendimentos sobre a árvore de natal.

Árvore de natal


Segundo pesquisadores, a tradição cristã de montar a árvore de natal se iniciou em 1530 com Martinho Lutero na Alemanha, pois ao caminhar pela floresta numa determinada noite, se deparou com a beleza dos pinheiros que estavam cobertos de neve e ficaram lindos.

As estrelas do céu contribuíam para formar uma imagem ainda mais bonita, então foi reproduzir a cena da floresta em casa, levando alguns galhos colocando estrelas e maços de algodão para representar a neve, e também as velas acessas para demonstrar aos seus familiares à cena que havia visto na floresta.

A tradição chegou ao continente americano por meio dos alemães, que vieram residir na América no decorrer do período colonial. Aqui no Brasil, o cristianismo prevalece e as árvores de natal estão presentes em praticamente todos os lugares, já que além de ser uma decoração, tem a simbologia da alegria, paz e esperança.

Origem do natal


Feliz natal.
O natal é considerado uma data comemorativa que celebra o nascimento de Jesus, o dia 25 de dezembro foi estabelecido no século IV, pelo decreto do imperador romano Justiniano, depois de sua conversão para o cristianismo.

O imperador também determinou que as festas tivessem a duração de doze dias, se iniciando no dia 25 de dezembro e terminando somente no dia 06 de janeiro, com a festa da Epifania, que é o dia em que os magos chegaram para visitar Jesus.

No decorrer dos anos, cada povo se adaptou as suas tradições de natal, de acordo com suas culturas, e todas com o mesmo objetivo original, que é celebrar o nascimento de Jesus Cristo, sendo o motivo de muita festa e gratidão.

Curiosidades da comemoração do natal


Confira algumas tradições e costumes que alguns países têm em comemorar o natal, onde alguns deles são bem curiosos.

Finlândia


Na Finlândia, tradição manda que todos devessem visitar os cemitérios na véspera do natal, para homenagear os parentes que não estão mais presentes. Depois da visita os familiares se reúnem para comemorar a data com muita festa.

Rússia


Durante o regime comunista as árvores de natal foram proibidas e substituídas pelas árvores de ano novo, e as ceias de natal são comemoradas com muitos grãos, frutas e mel, já que as carnes são proibidas.

Austrália


Devido ao verão intenso, na Austrália as famílias optam pelo piquenique na praia ou até mesmo nos parques da cidade, sendo o prato principal o tradicional peru. Por ser um dos países que seguem as tradições inglesas, as trocas de presentes acontece na manhã do dia 25.

Árabe


Nos países Árabes, os cristãos acabam representando uma parte muito pequena da população, mas mesmo assim procuram manter algumas de suas tradições. No dia 25, as famílias se reúnem para ler a bíblia e depois recebem a benção da paz, que é concedida por um padre.

Fotos de árvore de natal


Veja algumas fotos de árvore de natal e se inspire para montar a sua e deixar sua casa ainda mais linda nesta data.

[gallery]

Nenhum comentário:

Postar um comentário