terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A importância da reciclagem do lixo

A reciclagem é um termo utilizado, que significa o reaproveitamento de materiais que podem ser usados como matéria prima para a fabricação ou manufaturação de um novo produto. Muitos dos materiais que usamos e descartamos podem ser reciclados, como vidro, papel, metal e plástico, já que uma das maiores vantagens é a minimização dos gastos e utilização de fontes naturais.

O conceito adotado para a reciclagem é utilização de materiais, para possam voltar ao seu estado anterior, ou seja matéria prima, e ser transformado em um produto igual ou com as mesmas características do anterior, mas todos devem compreender que o conceito da reciclagem é diferente da reutilização, reaproveitamento consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro, que é mais comum no artesanato.

Portanto para que as reciclagens possam acontecer mais, e de maneira constante, todos devem fazer a sua parte e separar o lixo na hora colocar para fora, ou então levar tudo o que for possível e fazer o reaproveitamento em postos de coleta da sua cidade. Esta é forma eficiente de ajudar o planeta, diminuir a poluição e o aquecimento global.

É muito importante que haja a reciclagem do lixo.



Cestos para a separação de lixo


Já faz algum tempo que podemos notar nas ruas de todas as cidades as lixeiras ecológicas, que servem para fazer a separação do lixo, e garantindo que cada tipo de material possa ser reciclado adequadamente. Para que você possa usá-las de maneira correta, abaixo seguem o significado das cores.

Azul: papel/papelão.Lixeiras ecológicas.
Vermelho: plástico.
Verde: vidro.
Amarelo: metal.
Preto: madeira.
Laranja: resíduos perigosos.
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde.
Roxo: resíduos radioativos.
Marrom: resíduos orgânicos.
Cinza: resíduo geralmente não reciclável.

Principais vantagens da reciclagem de lixo


O resultado da reciclagem tem reflexo no campo ambiental, social e econômico, já que, diante a natureza a reciclagem contribui para diminuir consideravelmente a acumulação de resíduos, oriundos da produção de novos materiais, como no exemplo, do papel que exigiria o corte de mais árvores, aumentando consequentemente os gases carbônicos e metano, não contribuindo para o meio ambiente. Além disso, é importante destacar a enorme contribuição  para o uso racional de recursos naturais.

O aspecto econômico e social da reciclagem se dá pela distribuição de renda, já que é o meio de vida de milhares de brasileiros. Muitos trabalham nas ruas, recolhendo os materiais, outros trabalham em centros de coleta, e ainda há os que trabalham nas industrias especializadas em transformar o que era lixo, em matéria prima nova.

Também é importante dizer que a reciclagem gera economia para as empresas. Um bom exemplo é o alumínio, já que o quilo reciclado é cerca de 40% mais baixo do que o não reciclado. No Brasil, 98% das latinhas são recicladas, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

Aqui no Brasil temos os carroceiros ou coletores de materiais recicláveis que acabam vivendo da sucata, alumínio, plástico e outros materiais recicláveis, que descartamos sem perceber, diminuindo o impacto na natureza e também vivendo com o dinheiro que ganham na reciclagem.

Entenda como pode ser a reciclagem do lixo


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=yT7zsFSGz-0?rel=0]

Tipos de reciclagem existente


Atualmente podemos fazer a reciclagem de muitos materiais que são jogados fora, sem nem pensar em seu reaproveitamento, então veja abaixo aqueles materiais que podem ser reciclados, evitando maiores impactos na natureza e garantindo renda a quem precisa.


Tipos de reciclagem possíveis.

-Reciclagem de aço.
-Reciclagem de alumínio.
-Reciclagem de baterias.
-Reciclagem de borracha.
-Reciclagem de computadores.
-Reciclagem de embalagens longa vida.
-Reciclagem de papel.
-Reciclagem de plástico e embalagens.
-Reciclagem de entulho.
-Reciclagem de madeira.
-Reciclagem de metal.
-Reciclagem de vidro.


Tempo de decomposição do lixo


A maioria das pessoas ainda não tem a ideia de quanto os materiais demoram para se decompor na natureza, pois alguns deles levam tempo indeterminado, ou seja, pode ser que nunca se decomponham, abaixo seguem alguns dos materiais e quanto tempo eles demoram para se desfazer.

-Latas de Aço leva cerca de 10 anos.
-Alumínio leva cerca de 200 a 500 anos.
-Cerâmica por tempo indeterminado.
-Chicletes leva cerca de 5 anos.
-Cordas de nylon leva cerca de 30 anos.
-Embalagens Longa Vida leva cerca de 100 anos (alumínio).
-Embalagens PET leva cerca mais de 100 anos.
-Esponjas por tempo indeterminado.
-Filtros de cigarros leva cerca de 5 anos.
-Isopor por tempo indeterminado.
-Louças por tempo indeterminado.
-Luvas de borracha por tempo indeterminado.
-Metais (componentes de equipamentos) leva cerca de 450 anos.
-Papel e papelão leva cerca de 6 meses.
-Plásticos (embalagens, equipamentos)leva cerca de 450 anos.
-Pneus por tempo indeterminado.
-Sacos e sacolas plásticas leva mais de 100 anos.
-Vidros por tempo indeterminado.

Contudo, se cada um fizer a sua parte, podemos ter um mundo melhor e com menos lixo acumulado nas lixeiras e principalmente nos rios. Separe o lixo e leve a um ponto de coleta da sua cidade, para que ele tenha o destino correto não prejudique o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário