terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Reciclagem de papel no Brasil

Em meados de 2008, o Brasil produziu cerca de oito milhões de toneladas de papel reciclado, e de acordo com as estimativas, os números só tendem a aumentar, por isso deve ser dada a importância às empresas e colaboradores da reciclagem, já que ajudam a causar um menor impacto ao meio ambiente, além de garantirem emprego e renda para milhares de pessoas.

De maneira geral, cerca de 50% dos papeis consumidos no Brasil são reciclados, mas o percentual varia de acordo com o tipo de papel. Os papéis ondulados, do tipo papelão, tem uma taxa de reaproveitamento de aproximadamente 79%. Em 2007, os papéis de escritório, como papel de carta, revistas, folhetos e outros, tiveram um reaproveitamento de cerca de 38%.

Muitos são os benefícios em se reciclar o papel, incluindo a redução no consumo de água usada em sua produção, assim como no consumo de energia, que é muito variado de uma empresa para outra, dependendo do tipo de tecnologia que é utilizada no procedimento. Mas o grande  fato é que a cada tonelada de papel que é reciclada, de 15 a 20 árvores deixam de ser cortadas.

A reciclagem de papel é muito importante para o meio ambiente.

Produção de lixo no Brasil


Aqui no Brasil, por dia são produzidas cerca de 240 mil toneladas de lixo. Segundo dados de ONGs e governo, o aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo, e também ao perfil consumista da população, pois quanto mais produtos industrializados existirem, mais lixo será produzido, e caso não ocorra o descarte e a reciclagem adequada, o meio ambiente continuará sofrendo várias agressões.

Processo da reciclagem de papel


O processo de reciclagem de papel é o seguinte: os papeis são adquiridos pelas indústrias e triturados em um "liquidificador" gigante juntamente água, fazendo com que as fibras se separem. Um processo de centrifugação irá separar as impurezas como grampos, areais e outros materiais que não são úteis, logo depois é acrescentado produtos químicos para tirar a tinta e então clarear o papel.

Depois que o papel ficar branco, irá sobrar a  pasta da celulose, que vai receber o acréscimo de celulose virgem que varia de acordo com o papel que vai produzir. Esta pasta ainda será prensada e seca em diversos e diferentes equipamentos, para então formar o papel, que estará pronto a ser consumido.

Confira o processo de produção de papel



[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3sHYKJSq26w?rel=0&w=620&h=465]

Papéis recicláveis e não recicláveis


Diferente do que muitas pessoas pensam não são todos os papéis que são reciclados, pois em alguns deles o procedimento ainda não é possível fazer o reaproveitamento. Veja abaixo os papéis que podem ou não ser reciclado.

Recicláveis

-Caixa de papelão.Planeta sustentável para salvar o planeta.
-Impressos em geral.
-Jornal.
-Revistas.
-Envelopes.
-Rascunhos.
-Papel timbrado.
-Embalagens de leite e/ou suco de caixinha.
-Cartões.
-Fotocópias.

Não recicláveis

-Papel de sanitário.
-Copos descartáveis.
-Papel carbono,
-Etiquetas adesivas.
-Fotografias.
-Fitas adesivas.

Como fazer papel reciclado em casa


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OcQxwU1-_HU]

Com essas dicas e informações você poderá compreender melhor o procedimento de reciclagem de papel e a importância dessa atitude frente ao meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário