segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Ambiente natural da tartaruga marinha

A tartaruga marinha também conhecida como tartarugas de couro ou tartaruga de cerro, está entre os animais mais belos do mundo.

No Brasil existem cinco espécies de tartaruga marinha: tartaruga de pente, tartaruga cabeçuda, tartaruga verde, tartaruga oliva e tartaruga de couro.

A tartaruga marinha é um réptil que apresenta características diferenciadas, como o número de vértebras, pois com a sua evolução natural o número diminuiu e, nas que restaram uniu-se as costelas, formando uma carapaça resistente.

Este animal é capaz de colocar até duzentos ovos durante seu período fértil, mas nem todos os ovos chocam. E não são todos que conseguem chegar à vida adulta, sendo que, a cada cem nascimentos, apenas duas tartaruguinhas conseguem chegar a fase adulta.

Tartaruga marinha grande



Ambiente natural


As tartarugas marinhas são encontradas com maior distribuição nos Oceanos Pacíficos, Índico e no mar Mediterrâneo. Mas algumas espécies deste animal preferem águas costeiras rasas, como lagoas. Porém os pesquisadores e defensores das tartarugas marinhas acreditam que elas estão expostas a risco ambiental e até mesmo de extinção, devido a poluição e destruição de seus locais de desova.

Ameaça de extinção da espécie


Pessoas que atuam no Projeto TAMAR

A tartaruga marinha esta entre os animais ameaçados de extinção, já que algumas de suas espécies são encontradas em locais específicos. Isto se deve a baixa taxa de natalidade associada à alta taxa de mortalidade.

Além da degradação de seu ambiente natural, o animal é procurado para outros fins, como a fabricação de produtos comercializados com alto preço no mercado.

O Brasil conta com o projeto TAMAR que tem como objetivo proteger as tartarugas marinhas, estes profissionais buscam conscientizar a população dos riscos que elas estão expostas.

Projeto TAMAR
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=E3GsijhqDb0]


Alimentação da tartaruga marinha


As tartarugas marinhas se alimentam de moluscos, algas, crustáceos e carnes. A tartaruga verde alimenta-se apenas de algas marinhas, diante disso ela é encontrada no litoral do Recife, local rico em algas.

No entanto devido à poluição dos mares, as tartarugas marinhas, muitas vezes confundem lixo com alimento o que pode causar obstrução intestinal, levando a morte dos animais em pouco tempo.

Ciclo de ovulação
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=aiaL_hqeK34]


Veja no vídeo acima mais informações sobre as tartarugas marinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário