terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Origem da árvore de natal

Estamos na época de natal, então logo pensamos em montar a árvore de natal para decorar a casa, fazendo com que todos entrem no clima, mas o que muitas pessoas acabam não percebendo, ou até mesmo não sabem, é o significado da árvore de natal.

É uma das tradições mais antigas associadas a celebração do natal,  enfeitado com bolas coloridas, luzes, cordões, e outro acessórios, que podem ser adicionados para deixar mais colorida e bonita, tudo isto para garantir um charme todo especial.

Árvore de natal seus significados e origem.

História da árvore de natal


As civilizações antigas, que habitavam os continentes asiáticos e europeus, três mil anos antes de Cristo, já ligavam as árvores a uma simbologia divina, chegavam até a realizar festas a seu favor, sendo que, tais crenças eram ligadas a entidades mitológicas.

Toda a sua projeção vertical, desde a raiz fincada no chão, era marcada pela aliança simbólica entre os céus e a terra. Entre os egípcios, o cedro era associado a Osíris, os gregos ligavam o loureiro a Apolo, e os germânicos colocavam presentes para as crianças sob o carvalho sagrado.

As vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da antiga Europa, cortavam os pinheiros e os levavam para a casa, para enfeitar de uma maneira muito semelhante a que fazemos hoje. Mas é claro que eles não comemoravam o Natal, que só foi estipulado pela Igreja Católica vários séculos mais tarde. Notícias dão conta que a primeira árvore decorada para o natal foi no ano de 1510, na Letónia, país que fica próximo a Rússia.

Início do século


Logo no início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifacio, tentou acabar com a crença nas árvores, e quando foi enviado como missionário para a Turquia, cortou um pinheiro sagrado que os povos locais adoravam no alto do monte.

Diante o insucesso da sua erradicação, acabou então decidindo associar o formato triangular da árvore a Santíssima Trindade, e o fato de suas folhas serem resistentes, à eternidade de Jesus, assim então nascia à árvore de natal.

Existe outra versão, que nos diz que a árvore de natal moderna teria surgido na Alemanha, entre os séculos XVI e XVIII, pois não se sabe com precisão em qual cidade ela tenha surgido.  Durante o século XIX, essa pratica foi levada para outros países europeus e, somente no século XX, chegou a América Latina.

Qual a origem do Papai Noel?


Foto do Papai noel.

Alguns estudiosos afirmam que o velhinho foi inspirado em um bispo chamado Nicolau que nasceu na Turquia em 280 d.c,  era conhecido por ter um coração muito bom tendo o hábito de ajudar pessoas pobres, deixando um saquinho com moedas bem próximo as chaminés das casas.

Com o passar dos anos, ele foi transformado em santo, São Nicolau, pelos cristãos depois que muitas pessoas relataram milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau com o natal aconteceu na Alemanha, e se espalhou por todo o mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos recebeu o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário