quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Como ser um profissional em marketing

O profissional em marketing é o especialista mais preparado para assumir altos cargos das organizações, pois é ele quem responde pelo planejamento empresarial na conquista dos mercados nacionais e internacionais.

Quem deseja seguir esta carreira, deve saber traduzir suas ideias de maneira clara para divulgar um produto, marca ou negócio. Estes profissionais tem uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do cliente, e devem saber avaliar quais são as melhores estratégias para atingir o público alvo.

Os "marketeiros", como também são chamados, podem atuar nos departamentos de marketing de grandes, médias e pequenas empresas, como também em institutos de pesquisa e órgãos públicos. Além do mais, podem prestar assessoria para pequenas e médias empresas, celebridades, Organizações não governamentais, políticos, e qualquer pessoa que deseja ter seu nome, produto ou serviço divulgado.

O profissional em marketing tem como função promover o lançamento de produtos, definindo, por exemplo, as estratégias, o público-alvo e o preço a ser estabelecido. Ele trabalha ainda com pesquisa de mercado, coletando e analisando dados sobre o perfil do consumidor e o ambiente socioeconômico.

Homem trabalhando no marketing da empresa

Curso em marketing


Os interessados em tornar-se um profissional em marketing podem fazer cursos de bacharelado, com duração média de quatro anos. Estes cursos abordam diversas disciplinas gerais e específicas, como psicologia, sociologia, introdução ao marketing, contabilidade, filosofia e ética profissional. No terceiro ano começam matérias mais específicas do marketing, como comportamento do consumidor, estatística, finanças, economia, administração estratégica, pesquisa de marketing, além do marketing industrial.

O estudante aprende a construir textos, o que auxilia no desenvolvimento de projetos para a empresa. O interessado também pode fazer um curso tecnológico em marketing, o mesmo tem duração média de dois ano,s e apresenta disciplinas que auxiliam o indivíduo na gestão de marketing, promoção e merchandising.

Prepare-se para estudar fundamentos de administração, economia e mercado, bem como contabilidade, técnicas de negociação e matemática.

Profissional em marketing


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=Ff65BRbf_5E]

Mercado de trabalho


O mercado de trabalho é bem amplo, o indivíduo com diploma em marketing pode atuar em agências publicitárias, realizar ações e material de comunicação referente aos funcionários de uma empresa, identificar as necessidades dos consumidores, planejar estratégias de venda para um produto, dentre outras funções.

Equipe trabalhando na empresa

Propaganda na internet


Muitas empresas contratam um especialista em marketing para que o mesmo possa divulgar a sua marca e negócio através de anúncios na internet, assim o usuário pode interessar-se pelo seu produto.

Para desempenhar estas atividades, os empresários buscam por profissionais formados em comunicação, especialmente em marketing. Entre as escolas que oferecem cursos de marketing esta a Unifacs na Bahia e Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo.

Marketing real


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OIM0KybtdD0]

Acima você pode conferir mais informações sobre o profissional em marketing.

Se gosta da área de comunicação uma excelente opção é o curso de marketing, portanto faça um teste vocacional e veja se o seu perfil se enquadra com essa profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário